RCAAP - RSS GERAL O pensamento computacional e a capacidade de resolu??o de problemas ? um estudo no 1.? ano do ensino b?sico

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Breve resumo:
V?rios estudos defendem a integra??o de atividades que fomentem compet?ncias do Pensamento Computacional (PC), desde as idades mais precoces, de forma que os alunos n?o aprendam para programar, mas sim programem para aprender. Tal ? a sua import?ncia que ? uma das compet?ncias na aprendizagem do aluno do s?culo XXI, assim como nas novas Aprendizagens Essenciais da disciplina de Matem?tica, o PC surge como uma capacidade matem?tica transversal. Assim, no estudo ?O Pensamento Computacional e a capacidade de resolu??o de problemas - um estudo no 1.? ano do Ensino B?sico? pretende-se saber como ? que as pr?ticas do Pensamento Computacional podem contribuir para desenvolver a capacidade de resolu??o de problemas, atrav?s da programa??o tang?vel e visual, numa turma do 1.? ano de escolaridade do Ensino B?sico. Para tal, delinearam-se as seguintes quest?es de investiga??o: i) ? Que pr?ticas do Pensamento Computacional foram observadas (abstra??o, decomposi??o, reconhecimento de padr?es, an?lise e defini??o de algoritmos, desenvolvimento de h?bitos de depura??o e otimiza??o dos processos)?; ii) - Como se pode caracterizar o desempenho dos alunos quando est?o envolvidos na programa??o? iii) - Como se caracterizam as estrat?gias de resolu??o de problemas? Neste estudo utilizou-se uma metodologia qualitativa numa abordagem interpretativa, no design de estudo de caso. A recolha de dados foi feita em contexto de sala de aula, numa turma do 1.? ano do 1.? Ciclo do Ensino B?sico, atrav?s das t?cnicas observa??o, recolha documental e inquiri??o, tendo-se recorrido ?s notas de campo, aos registos fotogr?ficos, de v?deo e de grava??o da tela do computador, aos registos dos alunos e ?s entrevistas. A an?lise dos dados permitiu evidenciar que as crian?as conseguiram definir estrat?gias de resolu??o de problemas, como a tentativa erro, elimina??o e reconhecimento de padr?es, bem como operacionaliz?-las atrav?s da programa??o visual ou tang?vel. As pr?ticas de pensamento computacional com maior destaque foram a cria??o de algoritmos para a implementa??o de percursos e a respetiva depura??o, embora tamb?m existam evid?ncias da presen?a da decomposi??o, identifica??o de padr?es e da abstra??o.​



Info Adicional:
V?rios estudos defendem a integra??o de atividades que fomentem compet?ncias do Pensamento Computacional (PC), desde as idades mais precoces, de forma que os alunos n?o aprendam para programar, mas sim programem para aprender. Tal ? a sua import?ncia que ? uma das compet?ncias na aprendizagem do aluno do s?culo XXI, assim como nas novas Aprendizagens Essenciais da disciplina de Matem?tica, o PC surge como uma capacidade matem?tica transversal. Assim, no estudo ?O Pensamento Computacional e a capacidade de resolu??o de problemas - um estudo no 1.? ano do Ensino B?sico? pretende-se saber como ? que as pr?ticas do Pensamento Computacional podem contribuir para desenvolver a capacidade de resolu??o de problemas, atrav?s da programa??o tang?vel e visual, numa turma do 1.? ano de escolaridade do Ensino B?sico. Para tal, delinearam-se as seguintes quest?es de investiga??o: i) ? Que pr?ticas do Pensamento Computacional foram observadas (abstra??o, decomposi??o, reconhecimento de padr?es, an?lise e defini??o de algoritmos, desenvolvimento de h?bitos de depura??o e otimiza??o dos processos)?; ii) - Como se pode caracterizar o desempenho dos alunos quando est?o envolvidos na programa??o? iii) - Como se caracterizam as estrat?gias de resolu??o de problemas? Neste estudo utilizou-se uma metodologia qualitativa numa abordagem interpretativa, no design de estudo de caso. A recolha de dados foi feita em contexto de sala de aula, numa turma do 1.? ano do 1.? Ciclo do Ensino B?sico, atrav?s das t?cnicas observa??o, recolha documental e inquiri??o, tendo-se recorrido ?s notas de campo, aos registos fotogr?ficos, de v?deo e de grava??o da tela do computador, aos registos dos alunos e ?s entrevistas. A an?lise dos dados permitiu evidenciar que as crian?as conseguiram definir estrat?gias de resolu??o de problemas, como a tentativa erro, elimina??o e reconhecimento de padr?es, bem como operacionaliz?-las atrav?s da programa??o visual ou tang?vel. As pr?ticas de pensamento computacional com maior destaque foram a cria??o de algoritmos para a implementa??o de percursos e a respetiva depura??o, embora tamb?m existam evid?ncias da presen?a da decomposi??o, identifica??o de padr?es e da abstra??o.



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